trabalho B
Vamos aqui tomar ciência apenas da Psicanálise que é a uma das ciências que mais sofrem deturpações pelos psicanalistas ( posso dizer e abaixo confirmarei, homofóbicos ou no mínimo com má formação)
De fato a Psicologia, a Psiquiatra, a Biologia tem uma imensa contribuição para o esclarecimento da homossexualidade, porém creio eu que no embate – homossexualidade – a psicanálise tenha tido um maior “baque” tanto sobre os campos científicos quanto aos campos religiosos e populares. Foi Freud, o pai da psicanálise que em 1930 assinara uma petição a favor da descriminalização da homossexualidade.
Cabe aqui, dizer que a Psicanálise não estabelece um padrão normativo, visto que cada um tem a sua individualidade e para si tem uma norma padrão, variando de acordo com a cultura, filosofia, religião, etc…
A singularidade do desejo do sujeito é a mola mestra da ética da psicanálise ( O que sustenta Lacan )
O preconceito social quanto à homossexualidade é introjetado e pode estar inconsciente no próprio homossexual, causando-lhe muitos danos. A psicanálise não se presta à conversão de sexualidades menos aceitas socialmente. Sua ética é não julgar, não condenar, não escolher para o outro, mas acolher, escutar, explorar o inconsciente auxiliando as pessoas a se integrarem, mitigando suas angústias e o desejo de destruir (TÂNATOS), fortalecendo o desejo de viver (EROS).