Trabalho A B
E CULTURAIS
MINAS GERAIS
MARÇO DE 2015
O sucesso na arte de cozinhar e a forma espontânea de receber dos mineiros remontam às suas raízes e história. Os pratos originalmente simples das primeiras décadas de povoamento da região das minas foram ganhando, ao longo dos tempos, ingredientes e dicas muito especiais. A deliciosa culinária da Capitania foi evoluindo até ganhar, nos dias atuais, o merecido status de gastronomia mineira - uma das mais ricas, saborosas e apreciadas de todo Brasil.
MARÇO DE 2015
Ingredientes Regionais
Queijos: O preparo artesanal coloca os queijos mineiros entre os melhores do país. Tanto é que três deles, feitos na Serra da Canastra, no cerrado mineiro e no Serro, foram considerados patrimônios imateriais brasileiros pelo Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional, o Iphan.
Linguiça artesanal: A carne de porco sempre foi muito apreciada em Minas, uma terra que dá preferência ao que pode ser cultivado na horta ou criado no quintal.
Polvilho: Típico de Minas e do interior de São Paulo é a goma desidratada da mandioca. Para fazer polvilho doce, utilizado no preparo de pães e bolos,
MARÇO DE 2015
Bebidas Típicas
Cachaça: A região de Salinas produz as cachaças artesanais mais famosas do país. São inúmeros os alambiques que têm por tradição tratar a aguardente de cana com reverência: elas são purificadas e envelhecidas em tonéis de bálsamo e outras madeiras, e vendidas em cores que vão do transparente ao dourado, dependendo do tempo passado no barril.
Café do Cerrado : Produzido no cerrado mineiro, uma região demarcada que abrange 48 cidades, este café é considerado um dos melhores do Brasil. Para ganhar a certificação de origem, há regras rigorosas: é preciso ser feito da variedade arábica do grão, processado em forma de café fino (ou gourmet), sob a supervisão do Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado – esta é a primeira região brasileira a ter um produto com Indicação de Procedência .
MARÇO