trabalho de fisica B
Nome: Giulia Andrade N°13
Nome: Isabela Gamaliel N°19 1º: B
Profº: Erlon
*Exercícios de coeficiente de Atrito.*
Cap 3 – Poliedro 1
Exercícios Propostos
39-) A figura a seguir representa um bloco de massa 20 kg, inicialmente em repouso sobre um plano horizontal. Esse bloco recebe uma força F, horizontal, que pode ter três intensidades diferentes: 30N, 60N e 90N. Para cada um dos casos, determine a força de atrito e se o bloco continua em repouso ou inicia movimento. Os coeficientes de atrito estático e dinâmico são respectivamente 0,4 e 0,3. Considere g = 10m/s2.
43-) Uma esfera, em movimento numa trajetória retilínea horizontal, ocupa as posições representadas na figura a seguir, nos instantes indicados.
Determine: a-) A aceleração e a velocidade da esfera após 4s do início do movimento, sabendo-se que V0 = 0 em t = 0s.
b-) O valor da força constante que atua no sentido do movimento, sabendo-se que o coeficiente de atrito cinético entre a trajetória e a esfera é 0,10; a massa da esfera é 1kg e a aceleração da gravidade local é 9,8m/s2.
45-) Um bloco de massa M = 3kg está se movendo horizontalmente, em linha reta, com velocidade constante V = 20 m/s. Ao tingir um ponto A passa a atuar a uma força de atrito onde o coeficiente de atrito cinético vale 0,5.Sabendo-se que o bloco passa por um ponto B após três segundos que passou em A, calcule a velocidade com que o bloco passa pelo ponto B. Considere g = 10 m/s2.
46-) A figura a seguir ilustra um bloco de massa igual a 8kg, em repouso, apoiado sobre um plano horizontal. Um prato de balança, com massa desprezível, está ligado ao bloco por um fio ideal. O fio passa pela polia sem atrito.
O coeficiente de atrito estático entre o bloco e a superfície é 0,2. Dispõe-se de 4 pequenos blocos cujas massas são:
M1 = 300g;M2 = 600g; M3 = 900g; M4 = 1.200g
Cada bloco pode ou não ser colocado no prato, de modo que o prato