TRABALHO 01 B
Muitos historiadores afirmam que o processo de globalização, teve início por volta dos séculos XV e XVI com as grandes navegações e descobertas marítimas, no qual o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Mas só no final do século XX após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética a globalização foi efetivada. Na década de 1970 o neoliberalismo ganhou força impulsionou o processo de globalização econômica.
Os países recém-saídos do socialismo estavam à maioria quebrada economicamente e estruturalmente, e com isso aumentou os interesses de países como os Estados Unidos da América, que tinham intuito de instalar empresas e assim, conseguir baixos preços da mão de obra e da matéria-prima e aumento de produção, com objetivo de aumentar sua economia, pois o mercado nacional se encontrava cada vez mais saturados.
A maioria da produção de um determinado produto é realizada em vários países com o objetivo de reduzir os custos, tendo como exemplo, a produção de um tênis, que é projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.
A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos como, por exemplo, a internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite, para assim baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente.
As instituições financeiras como bancos, casas de câmbio e financeiras, com a utilização da internet criaram um sistema rápido e eficiente para favorecer a transferência de capital e comercialização de ações em nível mundial, confirmando que a tecnologia é um instrumento essencial no mundo globalizado, em que facilita a interação entre os países independente da distância, ligando as pessoas e espalhando as ideias com