filosofia
3º E.M
Filosofia
Exercícios
Página 211 1 ao 6
1-O liberalismo, no início da modernidade, é o correlato, na política, do individualismo e do subjetivismo na teoria do conhecimento. A concepção da existência de direitos naturais ao homem corresponde do ponto de visa epistemológico à concepção de idéias inatas e de faculdades da mente que tornam possível o conhecimento. A valorização da livre iniciativa e da liberdade individual no campo da política e da economia equivale no campo do conhecimento à valorização da experiência individual, tanto intelectual (racionalismo) quanto sensível (empirismo).
2-O liberalismo político baseia-se na liberdade do cidadão, bem como no afastamento do Estado nas responsabilidades e pensamentos do mesmo. As correntes liberais, que defendem o liberalismo político, possuem diversas variações dependendo de seus precursores, já o subjetivismo constata que não há um conhecimento verdadeiro universalmente válido.
3- A importância do contrato social para a política desse período pois é que os homens, depois de terem perdido sua liberdade natural (quando o coração ainda não havia corrompido, existindo uma piedade natural), necessitariam ganhar em troca a liberdade civil, sendo tal contrato um mecanismo para isso.
4-É importante notar que no espírito do liberalismo e do iluminismo, a referencia aos direitos naturais e á natureza humana, á liberdade e a igualdade como inerentes ao homem, bem como ao fato de que os males resultam da ignorância e da obscuridade que causam a opressão e a corrupção.
5-Iluminismo significa a doutrina de certos movimentos religiosos marginais, baseada na crença de uma iluminação interior ou em revelações inspiradas. Ele valoriza o conhecimento como instrumento de libertação e progresso da humanidade, levando o homem a sua autonomia e a sociedade á democracia, ou seja, ao fim da opressão.
6-A Enciclopédia representa os ideais de conhecimento da época e do papel pedagógico e emancipador do