Template para Atividade Ferramentas Gerenciais Benchmarking
TÉCNICAS GERENCIAIS PARA AUMENTAR A COMPETITIVIDADE
Os principais autores de management da atualidade são unânimes: para sobreviver é preciso ter uma estratégia. Essa certeza, assim como o mercado cada vez mais competitivo, mutável e globalizado, está levando as empresas a buscarem as ferramentas adequadas para projetar (HSM MANAGEMENT, 1998).
Esta pesquisa desenvolvida pelos alunos do Curso de Administração da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas – FAECO, da Fundação Santo André, visa disseminar para a coletividade a importância da utilização destas ferramentas gerenciais, salientando que não existem fórmulas instantâneas nem ferramentas mágicas para melhorar o desempenho e os resultados de uma empresa. Essa pesquisa mostra que todas as técnicas possuem pontos fortes e fracos. Para ter êxito com elas, os executivos precisam compreender seus possíveis efeitos sobre toda a organização e adotá-las de maneira criativa e no momento exato.
FERRAMENTA GERENCIAL PESQUISADA: BENCHMARKING
1. DEFINIÇÃO
O Benchmarking é uma ferramenta gerencial de auxílio na gestão das empresas independente do seu porte, não é exatamente uma fórmula mágica, mas se for bem implantada com certeza fará com quer a empresa consiga o sucesso almejado. Um dos modelos de benchmarking mais conhecidos foi o da empresa Xérox
As ferramentas gerenciais são métodos que auxiliam no trabalho da organização e na busca da identificação de problemas, na elaboração do planejamento, na excelência dos processos e torna-se essencial e relevante nas empresas.
Nos dias atuais é evidente a concorrência entre todas as empresas, isso fez com quer o ambiente empresarial procurassem cada vez mais vantagens competitivas para se manter no mercado global. Dentre várias ferramentas gerenciais que são utilizadas na área administrativa, uma se tornou imprescindível para excelência de uma gestão dentro das empresas, o benchmarking.