Trabalho B
Leonel Azevedo de Aguiar
Resumo
Abstract
Este artigo problematiza o neologismo infotenimento.
Composto a partir da fusão dos termos informação e entretenimento, é utilizado para designar a hibridização do ideal moderno do jornalismo – informar aos cidadãos – com uma das principais características da cultura de massa: a competência para entreter, distrair, divertir. Demonstra de que modo a potencialidade de entretenimento do acontecimento torna-se um valor-notícia fundamental para configurá-lo na ordem do discurso jornalístico. Aponta que o sensacionalismo – entendido como modalidade de conhecimento centrada na lógica das sensações – é uma estratégia de comunicação voltada para produção de narrativas jornalísticas com capacidade de atrair o interesse do público e expandir o universo de leitores.
This article discusses “infotainment”, a neologism that combines the terms information and entertainment.
“Infotainment” is a hybrid word, a result of combining modern journalistic ideal – to inform citizens – with the ability to entertain, one of the main mass culture characteristics. It shows how an event’s entertainment potential becomes a primary news value to be shaped into journalistic discourse. It points out that sensationalism is a communication strategy devoted to the production of journalistic narrative, capable of attracting the interest of the public and expanding readership. Sensationalism is seen here as a knowledge focused on the sensations’ logic. Palavras-chave:
Key words:
Entretenimento, Infotenimento, Sensacionalismo, Valor-notícia
Entertainment, Infotainment, Sensationalism, News values
Estudos em Jornalismo e Mídia
Ano V - n. 1 pp. 13 - 23 jan./ jun. 2008
13
14
A capacidade de entretenimento constitui-se como um valor-notícia fundamental para que um acontecimento possa adquirir os requisitos necessários para ser construído enquanto narrativa jornalística. Valores-notícia são qualidades dos