Trabalho Volkswagem
Ramo: Automobilístico
Produtos: Automóveis
País de Origem: Alemanha
Ano da Fundação: 1937
História: A Volkswagen nasceu em 1937 na Alemanha, com o projeto de um carro chamado "Käfer" (Conhecido como Fusca no Brasil), a principal ideia do projeto era que este automóvel fosse popular e que custasse o mesmo que uma motocicleta. Em 1933, Adolf Hitler fez uma visita ao Salão Internacional do Automóvel de Berlim e vê na Volkswagen, uma forma eficiente de propaganda nazista e passa a defender a ideia de carro do povo como se fosse sua. Mais de 300 mil pessoas pagaram pelo modelo, e protótipos do carro, chamados em alemão KdF-Wagen (KDF significa Kraft durch Freude, em português, "força através da alegria", um dos lemas do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, o conhecido Partido Nazista). Após 1948, a Volkswagen se tornou um importante elemento simbólico e econômico, da recuperação da Alemanha Ocidental. Presença Global: A Volkswagen é a segunda maior montadora da Europa e quarta maior do mundo, produz anualmente 6.3 milhões de veículos vendidos em 153 países, sendo ainda proprietária das marcas Audi, Lamborghini, Bentley, Bugatti, Seat e Skoda, além da locadora de automóveis Europcar e da montadora de caminhões sueca Scania. A empresa além da produção de automóveis é uma das principais montadoras de ônibus e vans do mundo. A montadora alemã possui 60 fábricas espalhadas por 21 países.
Presença no Brasil: A empresa possui cinco fábricas no Brasil, após a China, o nosso país é onde a Volkswagen tem a maior presença mundial fora da Alemanha. Ela surgiu no Brasil em 1950 a partir da ideia de Heinz Nordhoff, então presidente da Volkswagen na Alemanha, de expandir seus mercados para novos países.
Curiosidades: as letras do logo da Volkswagen são "V" e "W", que são as iniciais das palavras alemãs Volks (povo) e wagen (vagão, veículo), que significam carro do povo, ou popular.
A empresa também é pioneira no uso de tecidos à base de PET