case STIHL
LETICIA SANTOS QUEICE CERQUEIRA
QUAIS AS NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÂO INTERNA QUE PODEM SER USADAS PARA FAZER FRENTE AO DESAFIO DO APRENDIZADO CONTÍNUO NA GESTÃO DA QUALIDADE?
Salvador
2014
DAIANE GOMES DE ALMEIDA
LETICIA SANTOS
QUEICE CERQUEIRA
QUAIS AS NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÂO INTERNA QUE PODEM SER USADAS PARA FAZER FRENTE AO DESAFIO DO APRENDIZADO CONTÍNUO NA GESTÃO DA QUALIDADE?
.
Estudo de caso apresentado como pré-requisito de conclusão da disciplina Comunicação Empresarial, sob a orientação da Professora Eliana Barbara Guimarães da Cruz.
Salvador
2014
1 INTRODUÇÃO
Comunicação interna envolve processos comunicativos de uma determinada empresa, afim de relacionar empresas e funcionários, chamada relações internas. Vários métodos pode ser adotada para melhoria dessa prática, fazendo isso de forma correta as organizações só tem a ganhar resultados positivos, pois a tendência é um elevado índice nas melhorias interpessoais nas empresas. Estudaremos o caso da empresa Volkswagem e assim analisaremos as melhorias nas suas comunicações internas.
2 PROBLEMA
Na empresa Volkswagem, não existe projeto de comunicação interna, talvez por dificuldade dos colaboradores e funcionários para melhoria nas suas relações. Podemos verificar abaixo tópicos de causa de má comunicação interna que normalmente acontece na Volkswagem;
Causas mais comuns de uma má comunicação interna
Algumas das causas mais comuns dos problemas internos surgem a partir das oito mentalidades abaixo:
1. Se eu conheço isto, então todos devem conhecer.
2. Nós odiamos a burocracia – Para que seguir uma estratégia de comunicação?
3. Eu disse a todos, ou para algumas pessoas, ou …?
4. Você ouviu o que eu quis dizer?
5. Nossos problemas são grandes demais para ouvirmos uns aos outros!
6. Então sobre o que se está falando?
7. Há dados e