Case stihl
Para um processo de mudança na cultura de qualquerorganização é necessário avaliar a velocidade com que esta transição irá ocorrer, pois cada cultura irá oferecer um grau de resistência a uma velocidade de aceitação diferente. No caso da STIHL, aresistência por parte dos funcionários foi oriunda da mudança cultural familiar/paternalista para a cultura em busca de resultados, através de metas pré-estabelecidas. O que antes era confortável, cômodo eestável para os trabalhadores se tornou preocupante, pois precisaram atender as expectativas da empresa para se manterem empregados.
O trabalho feito pelo RH foi muito importante, mas seria necessário umtreinamento de liderança para todos os gestores das empresa e trabalhar esse fator continuamente com toda a equipe, desde o “chão de fabrica” ate o mais alto executivo da corporação, de forma para quetodos adquirissem a atitude de donos da organização.
A alternativa para neutralizar a resistência dos funcionários seria a apresentação da proposta, objetivos, consequências e benefícios do novoprocesso que estaria iniciando dentro da STIHL.
Questão 2 - Que mudanças culturais você consegue perceber na STIHL ao longo do case? Você nota diferenças culturais na forma de atuação dosbrasileiros e da matriz alemã? Aprofunde isso relacionando a cultura gaúcha e a paulista. Pesquise e compare suas respostas com pesquisas específicas sobre cultura organizacional. Revise a resposta 1 com basenas pesquisas que fizer.
No inicio a STIHL tinha a cultura familiar dentro da organização, mas com o passar do tempo a necessidade de se voltar aos resultados, sempre tentando não perder seu...