TRabalho velocidade de escape
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
Paolla Sousa Mendes
Velocidade de Escape e Aerodinâmica de Partículas
Trabalho para a disciplina de Física I
2º Período Faculdade Presidente Antonio Carlos
Professor: Daniel
Conselheiro Lafaiete
2014
Introdução
O trabalho tem como função apresentar estudos referentes a velocidade de escape e aerodinâmica de partículas, onde serão apresentados no decorrer do mesmo o conceito fundamental, qual a utilização, como são calculadas estas grandezas e citados exemplos de aplicação. Sendo a velocidade de escape a velocidade mínima que um objeto sem propulsão precisa para mover-se indefinidamente da origem do campo, em vez de cair ou ficar em órbita a uma certa distância da origem. E aerodinâmica de partículas está relacionado ao estudo da dinâmica dos corpos que se movem dentro de fluidos como o próprio ar e outros gases, sendo um ramo importante da mecânica dos fluidos.
Velocidade de Escape:
Conceito:
Velocidade de escape, em física, é a velocidade na qual a energia cinética de um corpo é igual em magnitude à sua energia potencial em um campo gravitacional. Para um dado campo gravitacional e uma dada posição, a velocidade de escape é a velocidade mínima que um objeto sem propulsão precisa para mover-se indefinidamente da origem do campo, em vez de cair ou ficar em órbita a uma certa distância da origem. Para isto acontecer o objeto não deve ser influenciado por nenhuma força significante exceto o campo gravitacional; em particular não pode haver propulsão (como em um foguete), nem haver fricção significativa (como a entre o objeto e a atmosfera terrestre - estas condições correspondem à queda livre), e não há radiação gravitacional.
Finalidade:
Velocidade de escape é um conceito físico. A sua maior utilidade é dar uma noção da intensidade do campo gravitacional de um astro e da sua gravidade superficial. O escape, no caso,