Válvulas auxiliares Pneumática
Nome: Lucas Ellwanger Numero Matrícula:
Disciplina:Hidráulica e Pneumática Professor:Luiz Henrique
Válvulas Auxiliares
Válvulas de bloqueio
Válvulas de bloqueio são elementos que impedem a passagem do fluxo do ar em um sentido permitndo sua passagem no sentido contrário. A pressão no lado do bloqueio atua sobre o elemento vedante, permitindo assim a vedação perfeita da válvula. Há quatro tipos de valvulas de bloqueio:
• Válvula de retenção
• Válvula de escape rapido
• Válvula alternadora (função lógica “OU”)
• Válvula de duas pressões (função lógica “E”)
Válvulas de retenção
Essas válvula fecha completamente a pasagem de ar em um sentido e, no sentido contrário, o ar passa com a mínima queda de pressão. Os bloqueios do fluxo podem ser feitos por cone, esfera, placa ou membrana.
Válvula de retenção com mola
Um cone é mantido inicialmente contra seu assento pela força de uma mola. Orientando-se o fluxo no sentido favorável de passagem, o cone é deslocado do assento, causando a compressão da mola e possibilitando a passagem do ar. Mas nas válvulas, de modo geral, esta contra pressão é pequena, para evitar o máximo de perda, razão pela qual não devem ser substituídas aleatoriamente.
Simbologia:
As válvulas de retenção geralmente são empregadas em automatização de levantamento de peso, em lugares onde um componente não deve influir sobre o outro, etc.
Válvula de retenção sem mola
Mesmo funcionamento da válvula de retenção com mola mas sem o uso da mola para o bloqueio, sendo feito pela propria pressão do ar comprimido.
Simbologia:
Válvula de escape rápido
Quando se necessita obter velocidade superior àquela normalmente desenvolvida por um pistão de cilindro, é utilizada a válvula de escape rápido. Para um movimento rápido do pistão, o fator determinante é a velocidade de escape do ar contido no interior do cilindro, já que a pressão numa das câmaras deve ter caído apreciavelmente,