Mecanica
TESTE DE ESTANQUEIDADE
Trabalho referente à disciplina de Eletropneumática e hidráulica, do 4º semestre do Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, da Faculdade Pentágono.
Orientador:
Prof. Sarkis
Santo André
2012
SUMÁRIO
1. Introdução 04 2. definição de sistema pneumático 04 3. história da pneumática 04 4. teste de estanqueidade 04 5. te-02 teste de estanqueidade tanque de combustível fnm k 05 6. particularidades de alguns componentes pneumáticos 10 7. SENSOR ELETRÔNICO DE LEITURA DA PRESSÃO INTERNA DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL 19
8. TE-02 FUNCIONAMENTO......................................................................................21
1. INTRODUÇÃO
Na pneumática a potência fornecida aos sistemas é feita através de um fluído, sendo este liquido ou gasoso.
Estes sistemas são usados em diversas aplicações, como, movimentos lineares e rotativos em máquinas com processos robóticos, prensas pneumáticas, martelos pneumáticos, entre outros. No sistema pneumático em estudo o fluído é o ar, o qual depois de comprimido é usado para atuar sobre um êmbolo e outros.
2. DEFINIÇÃO DE SISTEMAS PNEUMÁTICOS
Define-se como a parte da Física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados com os gases ou vácuos. É também o estudo da conservação da energia pneumática em energia mecânica, através dos respectivos elementos de trabalho.
3. HISTÓRIA DA PNEUMÁTICA
O termo pneumática é derivado do grego pneumos ou pneuma (respiração, sopro). Embora a base da pneumática seja um dos mais velhos conhecimentos da humanidade, foi preciso aguardar o século XIX para que o estudo do seu comportamento e propriedades se tornasse sistemático. Porém, pode-se dizer que somente após o ano de 1950 é que ela foi realmente introduzida no meio industrial. Hoje o ar comprimido tornou-se indispensável, e nos mais diferentes ramos