Indivíduo em conjunto
Comportamento
O comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico, em fase às interações e renovação propiciadas pelo meio onde está envolvido. Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento informacional, comportamento animal, comportamento atmosférico, etc.
Um exemplo que pode ser melhor explanado, e é descrito por Choo (2006), é o comportamento informacional que é o que o indivíduo faz com relação a informação.
Índice
1 Individualidades e teoria de sistemas
2 Instinto e cultura
3 Respondente e operante
4 Psicologia
5 Freud
6 Antropologia
7 Ligações externas
8 Referências
Individualidades e teoria de sistemas
Quando tratamos de individualidades, podemos definir como o conjunto de reações e atitudes de um indivíduo ou grupo de indivíduos em face do meio social.
Em teoria de sistemas, comportamento é a responda observável de um estímulo. Nos animais, por exemplo, envolve essencialmente instintos e hábitos aprendidos. O ser humano está sempre recebendo estímulos do ambiente em que vive e interage, seu comportamento, ou seja, suas respostas a esses estímulos, variam muito de acordo com cada pessoa.
Instinto e cultura
Dois exemplos clássicos de comportamento são instintivo e cultural, desenvolvidos ao extremo, são o dos insetos, por um lado, e dos mamíferos, por outro. Enquanto que os primeiros praticamente não têm aprendizado e nascem com quase toda a informação que precisam para sobreviver, os segundos são seres com comportamento social e que precisam da convivência em grupo (pelo menos na infância) para adquirir o acúmulo de sucessos das gerações anteriores, transmitido culturalmente e não no equipamento genético.
Respondente e operante
Os comportamentos são divididos em duas classes: Respondente e Operante.
Respondente ou Reflexo: involuntário; ação de componentes físicos do corpo (ex: glândulas, sudorese, etc…); (Sistema Nervoso Autônomo