Velocidade de Escape ou de fuga
Velocidade de Escape ou de fuga
Indaiatuba/SP
Data(// )
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre Velocidade de Escape, que nada mais é a velocidade mínima que um objeto necessita para se mover da origem do campo em vez de ficar em órbita. Além disso, iremos falar sobre como resolver um problema e também as leis que a compõe.
Velocidade de Escape (Teoria)
A velocidade de escape designa a velocidade mínima inicial que tem que se atingir para escapar à força gravitacional de um corpo a partir da sua superfície (ou de uma forma mais abrangente, a partir de qualquer local do seu campo gravitacional).
Esta velocidade depende positivamente da massa e negativamente do raio do referido corpo. Tal significa que para dois corpos com massa igual, a velocidade de escape é menor naquele que tiver uma maior dimensão; da mesma forma, para dois corpos com a mesma dimensão, a velocidade de escape é maior naquele que tiver maior massa.
Por que a Lua gira em torno da Terra? Seu movimento ocorre devido a duas forças: a inércia da Lua e a força de atração gravitacional da Terra.
Para entender como podemos colocar um satélite artificial em órbita da Terra podemos aproveitar a ideia do chamado canhão imaginário de Newton.
Imagine que você tem um canhão montado no alto de uma montanha. Se você der um tiro fraco, a bala deve fazer um trajeto que vai se curvando para baixo, devido à força gravitacional da Terra. Se você pudesse dar um segundo tiro mais forte, a bala deverá fazer uma curva mais aberta e cai mais longe que a primeira. Note que quanto maior a velocidade do tiro, mais longe a bala irá.
Se o canhão fosse potente o suficiente para dar um tiro tão forte que a bala fizesse uma curva contínua, então teremos conseguido colocar a bala em órbita. Ela faria uma curva que seria semelhante à curvatura da superfície da Terra, não caindo mais no solo, como as anteriores.
Velocidade de Escape (Resolvendo um Problema)
Para