PRESSURIZAÇÃO DE ESCADAS DE EMERGÊNCIA EM EDIFÍCIOS
PRESSURIZAÇÃO DE ESCADAS DE EMERGÊNCIA EM EDIFÍCIOS
UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ - UNIVÁS
POUSO ALEGRE - MG
2014
DANILO FELIPE
PRESSURIZAÇÃO DE ESCADAS DE EMERGÊNCIA EM EDIFÍCIOS
Trabalho apresentado à disciplina Higiene Ocupacional III do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás.
Orientação do Prof. Luiz Duarte
UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ - UNIVÁS
POUSO ALEGRE - MG
2014
, Danilo F. M. Pressurização de Escadas de Emergência em Edifícios . 2014. Trabalho apresentado à disciplina Higiene Ocupacional III – Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Univás, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre - MG , 2014.
RESUMO
O método de pressurização de escadas de emergência trata-se se um sistema de ventilação mecânica, com um conjunto de moto ventilador.
Esse sistema é utilizado para manter a escada de fuga livre de fumaça na eventualidade de incêndio, no caso de acionamento do sistema de pressurização, insufla ar na caixa de escada numa pressão de 40 a 60 pa e permitir a fuga dos ocupantes de uma edificação com segurança.
Em caso de incêndio, a fumaça é o maior perigo, pois causa pânico, dificultando as ações de segurança pessoal. Portanto, é o principal fator a ser considerado para evitar intoxicação e morte.
Palavras-chave: Pressurização de escadas, insulfar.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Procedimento de pressurização I 11
Figura 2 – Procedimento de pressurização II 12
Figura 3 – Trajetória de escape do ar em paralelo 13
Figura 4 – Trajetória de escape do ar em série 14
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Níveis de pressurização 09
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO