Fundamento de Ciências Sociais
Senso Comum: é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade e que se acumula no decorrer dos tempos, baseia-se na subjetividade, atravessando gerações e gerações perpetuando hábitos e tradições, é intuitivo, é simples e espontâneo, sem sistematização de metodologia, e sua forma de aprendizagem se dá por forma de erros, é um conhecimento empírico.
Conhecimento Científico: tenta explicar por meios de estudos, análises, experimentação, observação, uma resposta científica para determinada questão. É a buscada ordem, e uniformidade das relações entre eventos da natureza. Lida com problemas mais complexos e procura explicá-los por meios científicos.
É um conhecimento racional, que apura os fatos para chegar a uma "conclusão exata" da questão muitas vezes já concluída pelo senso Comum.
É um conhecimento Objetivo, reflexivo, complexo e utiliza metodologia própria denominada de métodos científico, utiliza-se de diretrizes lógicas para avaliar os fenômenos e as técnicas definidas para verificar seus princípios. O método Científico nos permite Observar, experimentar, controlar, analisar fenômenos e sintetizar. O conhecimento científico não é uma verdade única e acabada, é um saber que está em constante evolução.
A sociedade como objeto de estudo e os usos e abusos da cultura
O estudo de como os seres humanos se relaciona na vida social, das formas pelas quais interagem uns com os outros, estabelecendo regras e valores, das coisas que produzem e das trocas simbólicas no curso dessas relações constituem tarefa de um grupo de disciplinas reunidas sob o nome de Ciências Sociais. A Sociologia é uma dessas disciplinas.
O comportamento humano é complexo e diversificado. Cada indivíduo recebe influências do meio em que vive, forma-se de determinada maneira e age no contexto social de acordo com sua formação. O indivíduo aprende com o meio, mas também o transforma com suas ações. Assim, o ser humano