engenharia
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA LABORATÓRIO DE FLUIDOMECÂNICOS
CARNEIRO HIDRÁULICO
Felipe del Giúdice Rocha Villas
Matheus Perdigão Starling Carlos
Belo Horizonte
2014
I – Introdução
1.1 – Objetivo
Com base nos dados obtidos no experimento feito em sala de aula e com dados coletados nas pesquisas, entender o funcionamento do carneiro hidráulico tal como o fenômeno do golpe de aríete, entender a influência da abertura da válvula martelo na variação de pressões e consequentemente na vazão recalcada, e ainda encontrar os rendimentos volumétrico e energético do carneiro hidráulico na instalação do laboratório.
1.2 – Conceituação Teórica
O carneiro Hidráulico
O carneiro hidráulico é um equipamento utilizado para elevação de água sem a necessidade de utilização de fontes de energia externa, como a elétrica, por exemplo, para seu acionamento. Seu princípio de funcionamento baseia-se na utilização da energia gerada pela interrupção brusca do movimento de um fluido escoando por certo desnível, para elevação de uma parcela desse fluido. A sobrepressão causada pela interrupção brusca do movimento é denominada golpe de aríete. Dessa maneira, o carneiro hidráulico, que utiliza essa energia para elevação do fluido, é também conhecido como aríete hidráulico.
Equipamento simples, de fácil instalação e reduzida necessidade de manutenção, o carneiro hidráulico foi desenvolvido no final do século XVIII, mais precisamente em 1796, pelos irmãos Montgolfier, na França. Possui grande utilidade quando se deseja elevar pequenas vazões a uma altura de recalque condicionada principalmente ao desnível entre o reservatório de captação e o próprio equipamento. O carneiro hidráulico foi muito difundido quando da sua invenção justamente pela sua característica mista de máquina operatriz e geratriz,