trabalho treinamento e desenvolvimento
O EMPREENDIMENTO
Inicialmente criado para ser um marco do turismo nacional, a Costa do Sauípe foi um empreendimento que pretendia trazer o melhor do conforto das grandes redes hoteleiras, juntamente com a qualidade dos serviços oferecidos. O momento era oportuno e a ideia foi comprada por várias empresas que viam no empreendimento uma boa oportunidade de negócio e meta era muito ambiciosa.
PROBLEMAS
O empreendimento apresentou vários problemas como ser visto por todos os moradores da Bahia e agentes de viagem como sem vida, sem emoção, sem ter algo que motivasse as agências de viagem a indicar a Costa do Sauípe como uma boa opção de viagem. Juntando com o fato de que o turismo mundial estava passando por dificuldades após o atentado de 11 de setembro.
Também devido aos inúmeros atrasos para a inauguração e a própria inauguração sem as obras terem acabado e falta de treinamento de pessoal fez com que o empreendimento não deslanchasse. Houve muita falta de informação aos clientes e também aos funcionários e agente de viagens para orientar os turistas que lá chegavam.
Os turistas e os próprios empresários começavam a olhar com desconfiança o negócio que passou ser desacreditado por todos, inclusive pelos moradores da Bahia, o que gerava propaganda muito ruim para o novo espaço.
LEVANTAMENTO DE NECESSIDADE DE TREINAMENTO
O que se percebe claramente no presente estudo é uma necessidade de treinamento de todos os envolvidos com o empreendimento. Desde os diretores para traçarem de forma clara os objetivos e os planos de ações, passando pelos funcionários que devem ser capacitados para atender as necessidades dos turistas com relação ao serviço prestados e principalmente capacitá-los a informa melhor os turistas. Abrir uma capacitação também para os agentes de viagem que são aqueles que a principio tratam diretamente com os clientes.
O objetivo do treinamento é a