trabalho teste
O uso de filmes na escola pode ser um elemento importante para trabalhar outros formatos e linguagens com os alunos. No entanto, ainda existe na escola um descompasso muito grande entre a cultura letrada e a cultura audiovisual. Tal proposta é interessante, mas deve ser olhada em uma perspectiva mais ampla. Os filmes não podem ser usados apenas para cobrir horários de aula. Eles precisam estar integrados na proposta pedagógica escolar.
Claro, antes de se propor um filme a ser usado como proposta pedagógica aos alunos, deve se levar em conta os fatores abaixo.
O planejamento da atividade. Antes de exibir um filme para os alunos, é necessário realizar um planejamento. É importante que o professor escolha uma obra que leve em conta o repertório dos alunos. Em alguns casos, o educador deve preparar uma aula introdutória para que a classe consiga ter uma compreensão maior sobre o contexto do filme.
Após exibir o filme, uma boa sugestão é fazer uma discussão sobre a obra com os alunos. O debate é fundamental para a construção do conhecimento. Se não sobrar tempo para realizar esse debate, o educador pode levantar algumas questões de reflexão e retomar o conteúdo na próxima aula. O debate não precisa envolver apenas questionamentos relacionados ao conteúdo do filme. Ele pode estabelecer relações com as matérias trabalhadas em sala de aula.
As obras audiovisuais podem proporcionar releituras. O filme é uma obra que tem muitas camadas de leitura. Ele pode ser utilizado para trabalhar com uma série de desdobramentos. Dentro dessa perspectiva, os educadores podem propor atividades como a reprodução de cenas do filme e a criação de trabalhos de artes plásticas. Isso representa uma forma dos estudantes se apropriarem da linguagem audiovisual. A participação pode contribuir para a formação de uma visão mais crítica.
Sobre isso a proposta de usar o filme “Hoje eu quero voltar sozinho”, e interessante