Síndrome de Loked In
Uma lesão na ponte junto ou sobre o núcleo do nervo abducente que é onde passam os tratos córtico-espinhal e córtico bulbar seccionando ambos os tratos é o que causa a síndrome de Locked-in. Como se percebe, a substância reticular do mesencéfalo não é atingida, fazendo com que as funções cognitivas não sejam comprometidas.
Causa do quadro
É normalmente causada por trombose da artéria basilar, contudo já foram mencionados como causa os seguintes fatores: polioneurite pós-infecciosa, sobredosagem por heroína, tumor, mielinólise central pontina, miastenia grave, polineurite, lesões vasculares ou desmielinizantes do tronco cerebral.
O que é a doença
A síndrome do encarceiramento se caracteriza basicamente por tetraplegia, anartria (dificuldade ou impossibilidade na fala) e preservação no nível de consciência, além de certa movimentação ocular que é por onde o paciente se comunica. Normalmente os movimentos dos olhos são apenas o piscar e movimentos oculares verticais. É conhecida também como conexão cérebro-bulbo- medular ou síndrome pontina-ventral.
Quadro clínico geral
Tetraplegia devido a lesão do trato córtico-espinhal na parte ventral da ponte, paralisia facial e perda da contração ativa do músculo orbicular dos olhos por lesão do seu núcleo ou aferencias a este, paralisia do olhar conjugado horizontal e ausência do reflexo vestibular calórico por lesão do centro do olhar conjugado lateral ou área para-abducente bilateralmente, ausência da adução do olho direito e presença da abdução do olho esquerdo devido a lesão do fascículo longitudinal medial direito, paralisia da língua e palato por lesão dos seus núcleos ou aferências a estes.
Causa do quadro
É normalmente causada por trombose da artéria basilar, contudo já foram mencionados como causa os seguintes fatores: polioneurite pós-infecciosa, sobredosagem por heroína, tumor, mielinólise central pontina, miastenia grave, polineurite, lesões vasculares ou desmielinizantes do