Trabalho: teoria da motivação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP
O indivíduo na organização – Motivação, Percepção e Aprendizagem.
Trabalho apresentado ao Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD, da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, como exigência parcial da disciplina Psicologia Organizacional para o curso de Administração Pública. Aluno: Dalila Aparecida Xavier da Costa Professor: Tânia Rossi Garbin
COROMANDEL – MG 2012
TEORIAS SOBRE MOTIVAÇÃO
Motivação - É a primeira fase do processo, determinada por diferentes fatores, como a história de vida do individuo. É a motivação a responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de determinadas metas, motivação é um estado interior que conduz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos.
(Intensidade: representa o quanto de esforço a pessoa despende. Este é o elemento mais falado quando nos referimos a motivação, no entanto a intensidade não é capaz de levar a resultados favoráveis, a não ser que seja conduzida em uma direção que beneficie a organização.
(Direção: é preciso considerar a qualidade do esforço, tanto quanto sua intensidade. O tipo de esforço que devemos buscar vai em direção aos objetivos da organização e que é coerente com eles.
(Persistência: significa quanto tempo uma pessoa consegue manter seu esforço. Uma pessoa motivada se mantém na realização da tarefa até que seus objetivos sejam atingidos.
A Teoria da Hierarquia das necessidades
A Teoria da Hierarquia foi proposta por Abraham Maslow, este entende que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja