Resenha
Disciplina: Antropologia – Professor (a): Eliane C. Vilassanti
Aluno: Nathallia Carolina Carmo dos Santos
Resenha Filme: Man Friday
Man Friday é um filme de 1975, dirigido por Jack Gold, estrelado por Peter O’Toole e Richard Roundtree.
Conta a história de Robinson Crusoé, naufrago inglês, com conceitos ocidentais extremos que permaneceu preso em uma ilha durante anos e do personagem Sexta-Feira (nome dado por Robinson Crusoé), nativo de uma ilha vizinha que junto de outros integrantes de sua tribo vão parar na ilha onde vive naufrago.
Após Crusoé se sentir ameaçado e matar os outros integrantes da tribo, fazendo de Sexta-Feira seu “prisioneiro” e escravo, ele tenta impor-lhe os conceitos que pertencem a sua cultura.
Rapidamente, Sexta-Feira aprende algumas práticas culturais ocidentais, como o idioma, mas se opõe a outros conceitos, como, a visão individualista, dominadora e religiosa (Cristã) exercida por Robinson Crusoé.
Tendo em vista este cenário, nota-se a diferença cultural do inglês (Robinson Crusoé) onde impera o Etnocentrismo, tendo uma percepção do “outro’’a partir do seu “eu”, se colocando como superior aos demais. E do nativo (Sexta-Feira), que se encaixa na dimensão cultural da Relativização, onde se compreende a visão do ‘outro’ nos seus próprios valores e não nos nossos.
Um exemplo marcante do Etnocentrismo de Robinson é sua autoproclamação como “Mestre”, se julgando superior ao seu “servo”.
Outros pontos: manipular as divisões das tarefas; desmerecer as praticas trazidas por Sexta-Feira de sua cultura; inferioriza lo devido sua raça/cor e por não ser um individuo “civilizado”.
Já a visão da Relativização se dá ao comportamento de Sexta-Feira por não se preocupar com questões de hierarquia, sugerindo que as atividades fossem feitas por ambos; por pensar no bem estar do próximo e por respeitar o desconhecido/diferente.
Percebe-se também que com o passar do tempo, e com