Trabalho Sociologia
Porque a alienação, por exemplo, segundo Marcuse é uma determinada relação do trabalhador com o objeto de seu trabalho, é nesta relação que se funda a alienação e “coisificação”. Sendo assim a exteriorização do trabalho apresenta uma “destruição” e alienação da essência humana,pois o trabalho é o espaço da realização autêntica do homem,mas não de forma alienada.
Para Marcuse avanços tecnológicos são os responsáveis pelo sistema totalitário de dominação. Prescrevendo assim uma nova ideologia, de imposição de uma racionalidade institucional ou tecnológica em relação à racionalidade individual, submetendo o homem a uma completa alienação. Marcuse afirmava que a mecanização força o competidor mais fraco a submeter-se ao domínio das grandes empresas da indústria mecanizada. De fato, a racionalidade tecnológica causa a denominada "mecânica do conformismo", que nega qualquer tipo de manifestação individual revolucionária dentro de uma sociedade totalmente planejada.
A tecnologia, conforme as anotações marcuseanas, desempenha um papel central naquilo que foi chamado de sociedades capitalistas avançadas. Ela contribui para que a dominação tenda a perder o seu caráter explorador e opressor, tornando-se "racional", sem que por isso se desvaneça a dominação política. Ou seja, a racionalidade da dominação mede-se pela manutenção de um sistema que pode permitir-se converter em fundamento da sua legitimação o incremento das forças produtivas associado ao progresso técnico-científico, embora, por outro lado, o estado das forças produtivas represente precisamente também o potencial pelo qual, medidas as renúncias e as incomodidades impostas aos indivíduos, estas surgem cada vez mais como desnecessárias e irracionais.
Segundo Marcuse, a tecnologia é estruturada e constituída pelos interesses políticos e econômicos que ela ajuda a promover; portanto, em uma sociedade capitalista os