Trabalho sobre X 25
PROTOCOLO X.25
Protocolo X.25
¨
¨
¨
No meado da década de 70 começaram a parecer as primeiras redes comerciais comutadas por pacotes e naquela oportunidade surgiu a necessidade de se estabelecer uma interface padrão para estas redes públicas.
O CCITT (Comitê consultivo Internacional em Telegrafia e Telefonia) resolveu criar uma série de padrões para redes públicas comutadas por pacotes.
Estes padrões são conhecidos como recomendações da série X.
Relação X.25 com OSI
¨
¨
¨
O protocolo X.25 foi criado pelo Tymnet, sendo baseado em uma estrutura de rede analógica, predominante na época de sua criação.
É considerado o precursor do protocolo Frame Relay.
Como protocolo de rede sua função é gerenciar pacotes organizando as informações, atuando na camada de enlace do RM-OSI.
¨
¨
¨
O X.25 executa esta tarefa ficando responsável pela interpretação de uma onda modulada recebida, efetuando a demodulação do sinal e lendo o cabeçalho de cada pacote.
Quando uma informação entra na interface de rede esse é o primeiro protocolo a ser acionado.
Muito utilizado hoje para troca de dados dos Pin Pad
(máquinas de cartão de crédito).
¨
¨
O protocolo X.25 permite o acesso a redes públicas ou privadas operando com a comutação de pacotes sendo orientado a bit.
A transmissão de dados ocorre entre o terminal cliente denominado de Data Terminal Equipment
(DTE) e um equipamento de rede denominado
Data Circuit-terminating Equipment ou Data
Communications Equipment (DCE).
¨
A transmissão dos pacotes de dados é realizada através de um serviço orientado a conexão (a origem manda uma mensagem ao destino pedindo a conexão antes de enviar os pacotes), garantindo assim a entrega dos dados na ordem correta, sem perdas ou duplicações. O X.25 trabalha com três camadas do modelo OSI:
¨
¨
Camada Física: define as características mecânicas e