FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS E O ATENDIMENTO AOS CASOS DE GRIPE
E5S37 – FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS E O ATENDIMENTO AOS CASOS DE GRIPE: medicamentos de venda livre e o uso racional | Pós em Re…
Pós em Revista
ISSN 2176 7785 – Qualis C
Search
Search for:
Go Search
Home
Subscribe
Apresentação
Expediente
Normas de Publicação
Edição Atual
Edições Anteriores
Contato
Subscribe to RSS
//
you're reading...
EDIÇÃO 5
E5S37 – FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS E O ATENDIMENTO AOS
CASOS DE GRIPE: medicamentos de venda livre e o uso racional
By posemrevista ⋅ junho 18, 2012 ⋅ Post a comment
Natália Vasconcelos Silva de Brito*
Elias Borges do Nascimento Júnior**
Resumo: A gripe e o resfriado são infecções respiratórias agudas. Doenças de origem viral que acometem principalmente as vias aéreas superiores, podendo causar cefaléia, mialgia e febre. São diagnosticadas pelo quadro clínico e tratadas, basicamente, com medicamentos de venda livre. Os medicamentos de venda livre podem ser propagandeados para a população leiga por vários meios de comunicação, o que produz um aumento no consumo desses medicamentos e consequentemente o aumento do número de intoxicações por fármacos. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do papel do farmacêutico na orientação aos pacientes que fazem uso de medicamentos de venda livre para favorecer o uso racional desses fármacos, e também, a importância de propiciar treinamento adequado aos funcionários, para que estes também sejam fonte de informações corretas.
Palavras-chave: Gripe; resfriado; medicamento de venda livre; uso racional de medicamentos; propaganda de medicamentos, indicação farmacêutica.
INTRODUÇÃO
As causas mais frequentes de infecções das vias aéreas estão relacionadas à gripe e ao resfriado. Essas doenças têm distribuição global, elevada transmissibilidade e possuem marcada sazonalidade. Podem ser causados por vários agentes virais, por exemplo:
Influenza, rinovírus, coronavirus, adenovírus, entre outros (CASTRO, 2008; CAMPAGNA, et al., 2009;