Trabalho sobre A Metamorfose
Gregor passa a analisar as coisas que o rodeiam com muito mais atenção É sobretudo uma história de alerta à sociedade e aos comportamentos humanos.
Grande parte da história se passa no quarto de Gregor, afinal, é lá que ele passa a maior parte de seu tempo depois de transformado. O narrador e o próprio Gregor tomam a metamorfose como algo quase insignificante. com o passar do tempo, seus pais passaram a acreditar que era obrigação de Gregor sustentá-los
Antes de a metamorfose acontecer, a família parasitava Gregor; pós-metamorfose, a família é parasitada, uma vez que Gregor, em seu atual estado, apenas consome e nada fornece.
A partir do momento que todos os membros da família arranjam emprego e a questão financeira já está sanada, o pai chega a querer se livrar do filho/inseto, o que provoca em Gregor uma dor não apenas física, mas também psicológica: a dor da rejeição.
Kafka faz uma crítica à sociedade, cujos interesses são capitalistas ao extremo
Gregor representa alguém que sempre se preocupou com os outros mas nunca consigo mesmo, alguém que não mais produz e por isso é rejeitado cruelmente pela família, que, por sua vez, representa a sociedade.
A descrição do espaço é essencial, pois, como Gregor virou um inseto, os caminhos que ele fazia em sua própria casa que antes era normal, virou extremamente difícil após a transformação, e a descrição nos ajuda a ter uma noção disso.