A metamorfose
GÊNERO
Metamorfose é uma novela escrita por Franz Kafka
CONTEXTO
Contexto da Belle Époque – período marcado por transformações culturais que influenciaram o modo como as pessoas viviam e pensavam –, antecedendo em dois anos a Primeira Guerra Mundial
PARTES DO LIVRO
A obra é dividida em três partes. Na primeira parte, acompanhamos um Gregor (o protagonista da história) recém metamorfoseado, e observamos a maneira como é recebido por sua família em sua nova forma. Na segunda parte, assistimos ao cotidiano de um Gregor isolado e rejeitado. Já na terceira e última parte, observamos o fim de um Gregor fraco e abalado psicologicamente.
NARRADOR
A Metamorfose é narrada por um narrador onisciente, a partir da perspectiva do personagem principal. Essa ligação do narrador ao protagonista perdura até o momento da morte deste, quando o narrador se desprende de Gregor e passa a enfocar sua família.
O narrador-onisciente conta a história em 3ª pessoa e, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. Ele conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo das personagens, conhece suas emoções e pensamentos. Ele é capaz de revelar suas vozes interiores, seu fluxo de consciência, em 1ª pessoa. Quando isso acontece, o narrador faz uso do discurso indireto livre.
PERSONAGENS
Quanto aos personagens, Gregor Samsa é um personagem redondo (modelado) pois é bem acabado e caracterizado. Já os personagens secundários podem ser considerados planos (desenhados), inclusive a irmã de Gregor, Grete, que no final da novela assume uma postura dura e insensível em relação ao monstruoso inseto que está no lugar de seu irmão.
Plano – Não se transforma, não mudam de comportamento, permanece o mesmo desde o inicio da narrativa.
Redondo – Se transforma, mudam de comportamento, não permanece o mesmo desde o inicio da narrativa.
TEMPO DA NARRATIVA
O tempo da narrativa é