Metamorfose
A Metamorfose, Franz Kafka.
Qual o significado de metamorfose A) Na literatura?
* Significado da palavra metamorfose, conforme o dicionário web:
s.f. Mudança de uma forma em outra;
Biologia. Transformação importante do corpo e do modo de vida, no curso do desenvolvimento de certos animais, como os batráquios etc.
* “No fundo, é isso, a solidão: envolvemo-nos no casulo da nossa alma, fazemos-nos crisálida e aguardamos a metamorfose, porque ela acaba sempre por chegar.” Johan August Strindberg. Escritor sueco, 1849- 1912.
Crescemos ouvindo estórias de contos de fadas, sobre príncipes transformados em sapos, outros, que por um feitiço foram transformados em feras e são obrigados a viver com uma forma física metamorfoseada. Um que antes era bípede, agora obrigado a dar saltos para se locomover e outro obrigado a viver enclausurado por sua forma física causar medo e assombrar as pessoas da sociedade. Mudanças ocorridas em seu corpo físico que afetaram diretamente seu comportamento. O Livro A Metamorfose, de Franz Kafka não fala apenas da transformação de um homem em inseto. As metáforas ali usadas ilustram os dramas e questionamentos de muitas pessoas, que ao sofrerem mudanças extremas, começam a enxergar o mundo com outros olhos e fazer novos questionamentos. O drama do protagonista assemelha-se com o de muitos trabalhadores. Por mais que ele quisesse se rebelar contra a imposição da sociedade, o caixeiro-viajante Gregor Samsa só consegue “sucesso” na forma de inseto. Mas longe de ser um conto de fadas, sendo na verdade o oposto, na trama, Gregor é forçado a deixar sua vida mesquinha de caixeiro- viajante, insatisfeito, e explorado pelo endividamento, passando a viver a angústia da sua própria existência, da sua impotência diante da metamorfose e uma solidão maior ainda, até chegar ao seu fim como um indigente, como se todos os anos em que sustentou sozinho