Trabalho sobre Sólon
DISCIPLINA: CSO 583 – HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE OCIDENTAL
TURMA: 601
ALUNA: Lívia Moreira
Com base no texto “A Conquista da Democracia” de Claude Mosse, contextualize a fonte “Apologia de Sólon por ele mesmo”.
No final do período Homérico e início do Arcaico, o crescimento da população, a falta de alimento e de terras férteis, começaram a gerar intensos conflitos dentro das genes. A discórdia era enorme e durante muito tempo, todos os “partidos” figuraram em bandos hostis, até que finalmente, e com consentimento recíproco, Sólon foi nomeado Arconte, sendo posta em suas mãos a responsabilidade de solucionar os problemas gerados pela crise.
No texto “Apologia de Sólon pelo Próprio” de Aristóteles, Sólon exalta algumas características do seu modo de governar. Quando ele cita: “... firmei-me postando um forte escudo contra ambos, e não deixei que nenhum dos dois vencesse injustamente. O povo assim melhor seguiria seus chefes, nem demasiadamente solto, nem forçado, pois excesso gera insolência...”, está se referindo à sua consciência de que o endividamento crescente dos camponeses poderia levá-los à total escravidão e isso geraria um problema ainda maior.
Segundo Claude Mosse, em “Atenas: A História de uma Democracia”, Sólon se recusou á partilhar as terras que pertenciam aos aristocratas, com os camponeses, mesmo depois da proclamação da seisachteía. No trecho que segue (Apologia de Sólon pelo Próprio) isso fica bem claro. “... mas não agi em vão, e nem me agrada cometer algo pela violência da tirania e tão pouco que dá fértil terra ancestral valorosos tenham igual porção que inferiores.” Quando ele diz: “... removi os marcos por muitos lugares fincados e Ela antes escrava agora é livre. E muitos para Atenas reconduzi, vendidos que foram...”, “...por imperiosas obrigações exilados...”, “...e outros que aqui mesmo escravidão vergonhosa levavam, apavorados diante dos caprichos dos senhores, livres estabeleci...” nada mais é do que a