Trabalho sobre psicologia escolar
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NAS ESCOLAS
Docente: Prof.ª Juliana Borges
Discentes: Gina Geniany F. de Almeida
Juliana Coimbra Martins
Pamela Dias
Polyana de Oliveira
Goiânia 14, de maio de 2012 .
Introdução
A Psicologia Escolar vem sendo considerada até agora como uma área secundária da Psicologia, vista como relativamente simples, não requerendo muito preparo, nem experiência profissional. Dentro da instituição-escola é pouco valorizada, até mesmo dispensável, por profissionais que não compreendem a tamanha importância da mencionada área.
Os psicólogos escolares deveriam se introduzidos em todas as escolas, principalmente onde se encontram jovens e adolescentes oriundos de classes baixas, com o objetivo de orientar os pais, alunos e professores sobre a vida e comportamento do individuo. O profissional escolar quando em contato direto com a escola pode trazer bons benefícios para a escola, o aluno, bem como para o convívio familar do mesmo, devido muitos problemas começarem nas escolas, e quando começam em casa pode levara falta de rendimento no ambiente escolar. O psicólogo da educação tem muito a oferecer aos pais alunos e professores, pois podem aprofundar em assuntos da mente, relacionamento, timidez, pânico, falta de comunicação, medo, traumas, muitas vezes crianças com problemas em casa, e muitas das vezes na escola como o bullyng sem ter alguém a quem recorrer se envolvem com coisas ruins, ou entram em estado de depressão.
O papel do psicólogo escolar acha-se, portanto, mal delimitado e mal definido, e o que pretendemos aqui, com essas primeiras anotações, é encaminhar e aprofundar a discussão sobre esse tema.
O PSICÓLOGO ESCOLAR
Está implícita nessa visão de Psicologia Escolar uma vinculação com a área de saúde mental, onde