Trabalho sobre política de benefícios, cargos e salário
1. INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------02
2. REFERENCIAL TEÓRICO ---------------------------------------------------------------- 03
2.1 – As melhores empresas para nelas se trabalhar no Brasil -----------------------------07
2.2 - A importância da política de benefícios para pequenas e médias empresas --------16
2.3 - A política de benefícios nas empresas ---------------------------------------------------17
3. CONCLUSÃO ---------------------------------------------------------------------------------20
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS -------------------------------------------------------- 21
1. INTRODUÇÃO
Cada organização define o seu plano de benefícios a fim de satisfazer as diferentes necessidades humanas de seus funcionários, geralmente é composto de um pacote de benefícios adequado ao perfil dos funcionários e de suas atividades. A definição da política de benefícios tem sido unilateral, já que as reivindicações dos funcionários quase sempre se situam na área de salários, porém, para satisfazer as necessidades sociais, de auto-estima e de auto-realização, as organizações precisam de uma melhor preparação.
Os benefícios procuram atender às necessidades individuais de cada funcionário, proporcionando uma vida pessoal, familiar e profissional mais tranqüila e produtiva. Nesse sentido, o plano de benefícios busca dar condições para que o funcionário se desligue das preocupações cotidianas e concentre-se nas atividades do trabalho para satisfazer necessidades mais elevadas.
Os benefícios devem atrair e reter os funcionários da organização, diminuindo o absenteísmo, a rotatividade e a fadiga física e psicológica das pessoas, melhorando a qualidade de vida no trabalho e minimizando o custo das horas trabalhadas. A qualidade de vida das pessoas, na vida profissional e na vida privada, tem de ser proporcional ao que se faz no trabalho e à manutenção da sua vida pessoal. Desta forma, mesmo que