Trabalho Sobre Briquedoteca
Introdução
A primeira brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, Estados Unidos da América, ao constatar os frequentes roubos de brinquedos feitos por crianças em lojas de brinquedos dava- se pelo fato de essas crianças não terem brinquedos nem condição de comprá-los.
Friedmann(1998.p.174) destaca que: “ Los Angeles (EAU), a brinquedoteca chamada de “Toy Loan” ou “toy Librareis”, tendo como propósito emprestar brinquedos, caracterizado como recurso comunitário utilizado atualmente.”
A brinquedoteca teve seu reconhecimento mundial a partir da década de 1960, no século XX, quando se espalhou por toda Europa, em países como Suécia, Bélgica e França. Seu objetivo havia se ressignificado, pois, então, passou a ser o de emprestar brinquedos para famílias carentes com filhos especiais, uma vez que se acreditava que os brinquedos estimulariam o desenvolvimento destas crianças.
No Brasil, a primeira expressão lúdica voltada para a brinquedoteca aconteceu em 1971, quando a associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, (APAE), em São Paulo, realiza a primeira exposição de brinquedos pedagógicos, que foi visitada por pais, profissionais e estudantes da área.
Pode-se dizer que a brinquedoteca é um espaço que permite na contemporaneidade, o resgate de vivenciar o lúdico esquecido pelas pessoas, e negado as crianças. Mas acima de tudo como destaca Cunha (2001, p.16), ela tem a função de “fazer as crianças felizes, este é o objetivo mais importante”.
Brinquedoteca: o mundo do conhecimento
Atualmente a brinquedoteca tem seu papel muito claro e esclarecido, conforme ressalta Ramalho (200, p. 76) “a brinquedoteca é considerada como um local de estímulos para brincar livremente da criança, por algumas horas do dia”.
Na escola, em casa, e em espaços de lazer podemos identificar que as crianças hoje buscam um local para brincar, podendo assim interagir com um espaço