TRABALHO Sistema Sociotécnico
Alunos: Marcelo da Silva Salviano
Maria José Florença da Câmara Santos
Marlúcio Dourado Costa
José da Silva Santos
Marciley Batista Campos
Teoria dos Sistemas Sociotécnicos
Professor: Armando de Souza Gelenske
27/06/2015
Conceito
O conceito de sistema sociotécnicos, veio rever-se central na sociologia. Do trabalho, ao nível das metodologias de mudanças e participação organizacionais, que se expandiram a partir dos anos setenta um pouco por toda a Europa, de onde se destacam as experiências do volvo, na Suécia. Esta também na origem do conceito de sistema antropocêntricos. No campo da teoria das organizações tem surgido nos últimos anos novas abordagens, formas que procuram adaptar e adequar as organizações , instituições as novas realidades SOCIOECONOMICOS. Tendo em vista manter, ou melhora desempenho organizacional.
O sistema sociotécnicos tem a finalidade de auxiliar as organizações empresariais de maneira que a mesma obtenha resultados almejados, utilizando os recursos disponíveis do sistema do os quais são geridos por pessoas.
Descrições das Estruturas
O sistema sociotécnico inclui um ou mais sistemas técnicos, incluem pessoas como partes inerentes do sistema e inclui também conhecimento de como o sistema deve ser usado, o que significa que esse sistema tem processos operacionais definidos, são regidos pelas organizações e podem ser afetados por leis e políticas regulamentadoras.
As características do sistema sociotécnico são: eles possuem propriedades emergentes; são, frequentemente, não determinísticos, ou seja, nem sempre respondem igualmente a uma entrada especifica, seu comportamento depende do operador humano; o apoio aos objetivos organizacionais não dependem apenas do sistema em si, mas principalmente de como as pessoas interpretam esses objetivos. A finalidade deste sistema é auxiliar na conquista de uma meta organizacional ou de negócio
Um de seus modelos é o de Tavistock que concebe a organização como sendo formada por dois