Da Gr Cia Antiga Era Tecnol Gica
Guindastes são equipamentos utilizados para movimentação e elevação de cargas e desde muito tempo têm importante papel em grandes construções. Por isso, preparamos um post curioso sobre a história desse instrumento que tanto auxilia na movimentação de cargas pesadas. Vamos conferir?
Grécia Antiga
O guindaste, com o propósito de mover cargas pesadas, foi criado pelos gregos antigos, nos idos do século 6 a.C. Embora se saiba com alguma precisão a época em que foram inventados, ainda não se sabe muito bem em que circunstâncias os guindastes foram inventados e também não há registros específicos de como ou por que isso aconteceu. Especialistas sugerem a hipótese de que o ambiente intelectual grego daquela época era bastante avançado e propício para os cálculos matemáticos e estudos da física. Prova disso é que a primeira vez que o equipamento apareceu em algum documento foi em um livro Problemas Mecânicos, atribuído a Aristóteles.
Roma Antiga
Foi na Roma antiga que aconteceu a época de ouro do guindaste. Foi uma época em que a atividade da construção alcançou patamares até então não imaginados. Os romanos adotaram as formas de guindastes gregos para depois aperfeiçoá-las. O uso do equipamento, felizmente, está muito bem registrados em documentos específicos de engenharia da época. Presume-se que os engenheiros romanos da época foram capazes de realizar movimentação de cargas de peso extremamente alto.
Idade Média
Na idade média, a técnica do guindaste já havia se espalhado pela Europa. Havia também se aperfeiçoado e incorporado influências de cada povo que a decidia manejar. Além disso, também começou-se a usar os guindastes em navegações e para movimentações de cargas que não estavam necessariamente ligadas à construção civil. Na Inglaterra, uma forma mais avançada do guindaste só passou a existir a partir de 1331.
Modernidade
Na era moderna, uma grua similar ao modelo dos romanos