Trabalho SGSO
Drones, do passado ao futuro, de armas a brinquedos, de lazer ao perigo.
Intro O VANT ou drone, nome em que ele é mais conhecido, é a denominação dada para um equipamento radiocontrolado que voa sem a necessidade de um piloto dentro da aeronave. Na ultima decada começou um processo de crescimento nas vendas e na difusão desse equipamento em inumeros ramos.
Esse crescimento vem aumentando ainda mais com o surgimento de cada vez novas técnologias que proporcionam maior velocidade e maior alcance de controle dos equipamentos. Com isso essas maquinas, algumas capazes de voar até 10.000ft, estão dividindo espaços ocupados por poucas aves e aviões de carreira.
A falta de regulamentação vem trasendo riscos indevidos a aeronaves e passantes que não estão envolvidos nos procedimentos. Alem disso por estarem sem regras, inumeras empresas que poderiam estar se beneficiando dessa técnologia estão presas devido a agências governamentacionais que não conseguem acompanhar a evolução tecnologica. História
O inicio dos VANT’s (veículos aereos não tripulados) remete muito ao passado, sendo um de seus eventos mais antigos datado em 22 de agosto de 1849, quando os austriacos lançaram 200 balões sem pilotos para bombardias a cidade de Veneza.
Em 1898 os americanos instalaram uma camera em uma pipa e usaramna para fazer reconhecimento de terreno.
O drone eletronico apareceu no inicio do século 20 e era usado como alvo para pratica de pilotos e operadores de metralhodoras. Em 1916, com o desenvolvimento das ondas de radio, foi possível a criação dos primeiros controles remotos, e o Capitão
Archibald M. Low, da Real Força Aerea Britânica supervisionou a construção dos primeiros aviões não tripulados que seriam usados no treino, que era lançado a partir de um caminhão.
Em novembro de 1939 o Exército dos EUA ordenou a