Trabalho sgso
Ate 2009 a ANP realizava auditorias de Integridade Estrutural (Em torno de 12 auditorias por ano). A partir do término do prazo de adequação ao Regulamento Técnico de Segurança Operacional, no final de 2009, a ANP passou a realizar auditorias do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), onde a Integridade Mecânica passa ser apenas uma das 17 práticas de gestão abordadas durante essas auditorias.
REGULAMENTO TÉCNICO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA OPERACIONAL DAS INSTALAÇÕES MARÍTIMAS DE PERFURAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL
O objetivo deste Regulamento Técnico é estabelecer requisitos e diretrizes para implementação e operação de um Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), visando à segurança operacional das instalações marítimas de perfuração e produção de petróleo e gás natural, nas atividades de: Perfuração de poços; completação e restauração de poços; produção de petróleo e gás natural; processamento primário de petróleo; armazenamento e transferência de petróleo e compressão e transferência do gás natural. Com o objetivo de proteger a vida humana e o meio ambiente, através da adoção de 17 práticas de gestão.
PRÁTICAS DE GESTÃO
As 17 Práticas de Gestão contidas neste Regulamento Técnico são divididas em 3 grandes grupos:
Práticas de Gestão relativas à Liderança, Pessoal e Gestão:
a) Prática de Gestão nº 1: Cultura de Segurança, Compromisso e Responsabilidade Gerencial;
b) Prática de Gestão n° 2: Envolvimento do Pessoal;
c) Prática de Gestão nº 3: