PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A Belle Époque (expressão francesa que significa bela época) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no fim do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano.
Paz Armada:
Paz Armada é um termo usado para descrever um período na história política da Europa, que se estende desde o fim da Guerra Franco-Prussiana até a eclosão da Primeira Guerra Mundial e é caracterizado pelo forte desenvolvimento da indústria bélica das grandes potências e a crescente tensão nas relações internacionais.. As contínuas tensões entre os Estados por causa dos conflitos nacionalistas e imperialistas fizeram com que cada Estado destinasse um grande volume de investimento do capital estatal no setor armamentista e na promoção do exército. A indústria bélica aumentou consideravelmente os seus recursos, produzindo novas tecnologias para a guerra.
As tensões européias no começo do século XX:
No início do século XX, havia um clima de enorme tensão e rivalidade entre os governos das grandes potências européias, como Alemanha, Inglaterra e França. Essa tensão resultava de antigas disputas territoriais, coloniais e por mercados, tanto na Europa quanto fora dela.
Política de alianças:
Os governos das grandes potências firmaram tratados de aliança entre si, com o objetivo de somar forças para enfrentar os rivais. Depois de muitas negociações e tratados bilaterais, a Europa, em 1907, ficou dividida em dois grandes blocos:
Tríplice Aliança — formada pelas forças da Alemanha, Áustria e Itália.
Tríplice Entente — formada pelas forças da Inglaterra, França e Rússia.
Momentos de crise
Duas grandes crises contribuíram para o acirramento das rivalidades internacionais:
Crise balcânica: No ano de 1908, a Áustria anexou a