Trabalho Racismo
Trabalho Relações Internacionais
Tema: Racismo
O racismo representa, atualmente, uma das questões sociais de maior impacto sobre as Relações Internacionais. Como problema do mundo moderno, o racismo é uma decorrência do colonialismo europeu. A superioridade do homem "branco", calcada no estatuto da escravidão, especialmente africana, e na supremacia das grandes potências do hemisfério Norte, constituiu um dos seus mais significativos símbolos.
No século XX, o nazismo, com suas teorias sobre a superioridade dos germânicos sobre os demais povos, estruturou uma das formas mais elaboradas de racismo. Este se consubstanciou no extermínio de povos considerados "inferiores" durante o III Reich, especialmente os judeus (o Holocausto), eslavos (russos, ucranianos, poloneses e sérvios) e ciganos. Milhões de pessoas foram mortas nos campos de extermínio, em nome de uma pseudociência.
Nuremberg, cidade bávara na qual as leis raciais nazistas foram promulgadas, sediou o famoso tribunal que julgou os crimes do III Reich (que alguns fanáticos insistem em negar). Depois disso, a Organização das Nações Unidas (ONU), através da UNESCO (órgão encarregado da educação, ciência e tecnologia), promoveu um esforço acadêmico sério para discutir o conceito de raça, envolvendo especialistas de todo mundo, concluindo pelo caráter não científico do mesmo.
Mas ao mesmo tempo, durante a descolonização afro-asiática, o Ocidente recorria a conceitos como "perigo amarelo" para se referir à China (após saqueá-la por dois séculos) e os brancos sul-africanos institucionalizavam o Apartheid, que discriminava os negros em sua própria terra, mantendo-os submetidos a um terror que indignou a opinião pública mundial.
Ao mesmo tempo, escravos negros continuavam a ser vendidos a sheiks das monarquias conservadoras petroleiras árabes, e o tratamento dispensado por Israel aos palestinos nos territórios ocupados valeu a