Trabalho Faculdade RACISMO
O racismo no local de trabalho pode vir na forma de comentários inadequados, insultos raciais, ou tratamento injusto dos funcionários em relação à carga de trabalho, salários e promoções. Essa conduta é inaceitável; caso ocorra práticas injustas de contratação ou então favoritismo e forem provenientes do empregador, elas são ilegais.
Leis e penalidades sobre a causa:
Em 1951 foi criada a lei que proibia a discriminação racial no país, por Afonso Arinos, porém ela foi considerada uma lei ineficiente por falta de rigorosidade em suas punições.
Em 1989, foi criada a lei 7716/89, mais conhecida como “Lei Caó”. Proposta pelo JORNALISTA, ex-vereador e advogado Carlos Alberto Caó Oliveira do Santos, essa lei determina a igualdade racial e o crime de intolerância religiosa.
Um dos maiores triunfos com o aprimoramento da lei contra o racismo foi sua pena. Crime de racismo é inafiançável, mas especifica a diferença entre atitudes que podem ser consideradas como racismo.
Crime de racismo X Injúria racial:
Mesmo com implantação de legislação contra o racismo, há pessoas que não sabem diferenciar atitudes de racismo, ou injúria social.
Uma das maiores confusões que ocorrem é a de confundir racismo e injúria social.
Injúria racial ocorre quando são ditas ou expressadas ofensas e determinados tipos de pessoas, tendo como exemplo, chamar um negro de “macaco”. No caso, seriam julgadas como injúria racial, onde há a lesão da honra subjetiva da vitima. A acusação permite fiança e pena de Oito anos, embora não passe dos três.
O racismo:
O racismo é algo bem grave, considerado como um crime inafiançável e imprescritível. Para o crime ser considerado como racismo, tem que menosprezar a raça de alguém, seja por impedimento de acesso a determinado local, como negação de emprego baseado na raça da pessoa. Um exemplo é proibirem a matricula de uma criança negra em uma escola.
Racismo no Brasil:
O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam