Em Seus Textos Sobre Tica
Aristóteles julgava a ditadura a pior forma de governar. Segundo ele, a melhor forma de governar é a que permite a cada homem exercitar suas melhores habilidades e viver concede a cada homem praticar suas melhores habilidades e viver da melhor forma seus dias. Os atenienses não estavam decididos a ouvir suas sensatas palavras e o culpava de ter aprovado o governo opressor de Alexandre, rei da Macedônia, o qual governava a Grécia. Após a morte de Alexandre em 323 a.C., o filósofo deixou Atenas.
A filosofia de Aristóteles envolve a natureza de Deus (Metafísica), do homem (Ética), e do Estado (Política).
Aristóteles, procurou tratar das coisas reais, dos sistema políticos existentes na sua época. Atentou por classificá-los, definindo suas características mais proeminentes, separando-os em puros ou pervertidos.
*achava que a realidade está no que percebemos e sentimos com os sentidos, que todas as nossas idéias e pensamentos tinham entrado em nossa consciência através do que víamos e ouvíamos e que o homem possuía uma razão inata, mas não idéias inatas.
*tudo na natureza possuía a probabilidade de se concretizar numa realidade que lhe fosse inerente.
*acreditava que na natureza havia uma relação de causa e efeito e também acreditava na causa da finalidade. Deste modo, não queria saber apenas o porquê das coisas, mas também a intenção, o propósito e a finalidade que estavam por trás delas.
*Aristóteles dividia as coisas em inanimadas (precisavam de agentes externos para se transformar) e criaturas vivas (possuem