O CONSTRUTIVISMO LUZ DA TEORIA DE JEAN PIAGET
MÚSICA - LICENCIATURA
JOSÉ PEREIRA DA SILVA JÚNIOR – RA: 1137822
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A TEORIA DE PIAGET
MACEIÓ
2015
INTRODUÇÃO
Para a boa formação educacional, é necessário que os profissionais responsáveis pela condução deste aprendizado estejam realizando um trabalho baseado em teorias e práticas corretas, anteriormente já testadas, e aprovadas, que possuam ferramentas e métodos capazes de facilitar o aprendizado do aluno, bem como a compreensão e interpretação correta do comportamento e desenvolvimento do mesmo.
A educação, para que possa cumprir sua finalidade, carece de ser vista com seriedade, seja pelo aluno, seja pelo professor. No entanto, a seriedade tratada aqui refere-se ao fato de que, para se educar, é preciso conhecer. A transmissão de conhecimento sugere um conhecimento prévio de quem o faz, e também, além do conhecimento, sugere também que aquele que ensina entenda o comportamento do aluno, como este evolui, seja na escola, seja na sua infância.
Assim, ao observar o contexto educacional e suas práticas, é comum que o construtivismo se faça presente. Por se tratar de uma teoria, traz consigo inúmeras ferramentas que auxiliam na condução do aprendizado, e direcionando os construtores do saber na vertente do crescimento. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo geral realizar uma síntese, resultado de uma revisão bibliográfica sobre o tema, abordando assim a referida teoria, com seus conceitos e suas colocações.
A TEORIA DE JEAN PIAGET
O construtivismo é uma teoria, que compreende a educação como processo de construção de conhecimento. Para Piaget, cada indivíduo constrói seu próprio conhecimento, o que torna a aprendizagem um processo construtivo. Jean Piaget, motivado pela curiosidade sobre as origens e os processos de formação do pensamento e do conhecimento, iniciou os estudos sobre o processo de desenvolvimento, partindo o nascimento até a maturidade.
Desta