Trabalho Projeto Racismo
1
Foto extraída do site: http://smvasconcelos.blogspot.com.br/2009/11/contra-o-racismo.html
Alunos envolvidos:
CAMILA MAGALHÃES LELIS RA: 4611759701
CAROLYNE SABINO DA SILVA RA: 5644942557
FABIANE SANTOS RA: 3769751832
Grupo Faculdade
5º semestre
Curso: Pedagogia
Introdução
O surgimento do racismo no Brasil começou no período colonial quando os portugueses trouxeram os primeiros africanos negros vindos principalmente da região onde atualmente se localizam Nigéria e Angola.
Os negros foram trazidos no Brasil para serem escravos nos engenhos de cana de açúcar devido às dificuldades da escravidão dos Brasileiros do qual se tem relato.
Em 1951 foi criada a lei 139/51 mais conhecida como Lei Afonso Arinos.
Proposta por Afonso Arinos de Melo Franco essa lei proibia a discriminação racial no pais ou seja a separação de raças diferentes .
A lei Afonso Arino se mostrou ineficiente por faltar rigorosidade em suas punições, mesmo em casos explícitos de discriminação raciais em locais de emprego, escolas e serviços públicos.
Em 1989, foi criada a Lei 7716/ 89, mais conhecida como “Lei Caò” Proposta pelo jornalista, ex-vereador e advogado Carlos Alberto Caó Oliveira.
Essa lei determina a igualdade social e o crime de intolerância religiosa um dos maiores triunfos como aprimoramento da lei contra o racismo foi sua pena crime de racismo é inafiançável ,mas especifica a diferença entre atitudes que podem ser consideradas como racismo.
Verificamos a falta de respeito na sala de aula com os alunos, entretanto trabalhamos com eles, “Negrinha”- Monteiro Lobato, relacionada às diferenças, preconceitos e descriminação, o que ocorre frequentemente em conflitos.
Justificativa
A elaboração deste projeto tem como objetivo não deixar a criança aprender a ser racista. Por isso na escola, o racismo deve ser todos os mais restringindo fazendo com que o.
Preconceituoso tenha vergonha em ter preconceito.