trabalho quimica
Parte experimental
Resultado e observação
Conclusão
Parte Experimental
No laboratório químico foi dada a seguinte tarefa: Realizar dois experimentos com polímeros. O primeiro foi o Polímero PF (fenol-formaldeído), e o segundo foi o Polímero UF (ureia-formaldeído).
Resultados
Polímero PF (fenol-formaldeído);
Com a ajuda de uma balança analítica foi pesado 5g de fenol num béquer de 100 ml. Com o auxilio de uma proveta foi posto 15 ml de uma solução aquosa de formaldeído, e logo em seguida foi dissolvido o fenol no formol. Na capela foi adicionado lentamente 20 ml de HCl concentrado e logo após mexido com um palito de sorvete por um período de tempo para que engrossasse, já que a reação era exotérmica. Em seguida o polímero foi lavado, retirado do béquer e posto em um papel absorvente para secar. O resultado obtido foi uma reação rosada, endurecida, porosa, e muito semelhante à argila depois de seca.
Características que a reação apresentou durante o procedimento:
Grudou no palito; endureceu; apresentou a cor rosada;
Polímero UF (ureia-formaldeído);
Em um béquer de 50 ml e com a ajuda de uma balança analítica foi pesado 6g de ureia. Com o auxilio de uma proveta foi adicionado 10 ml de uma solução a 37% de formaldeído. Em seguida foi adicionado 2 ml de uma solução aquosa de hidróxido de sódio 10%. A mistura foi aquecida em banho-maria a 80ºC durante 15 minutos. Logo após a mistura foi resfriada em água por 10 minutos e agitada com movimentos circulares. Durante essa etapa foi percebido que ocorreu uma ligeira turbidez na mistura e assim ela se tornou mais viscosa. A mistura foi transferida para um copinho de café que foi usado como molde da mesma. Na capela foi adicionada uma solução de acido sulfúrico 50%, gota a gota, até completar solidificação do material. Por fim a reação foi lavada e deixada para secar em um papel absorvente. O resultado obtido foi uma reação esbranquiçada, com uma pequena mancha preta, endurecida, mas que com o toque