TRABALHO QUALIDADE
A Enfermagem é uma das profissões da área da saúde cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou na comunidade, desenvolvendo atividades de promoção, prevenção de doenças, recuperação e reabilitação da saúde, atuando em equipes. A enfermagem se responsabiliza, através do cuidado, pelo conforto, acolhimento e bem estar dos pacientes, seja prestando o cuidado, seja coordenando outros setores para a prestação da assistência e promovendo a autonomia dos pacientes através da educação em saúde. Há cinqüenta anos aproximadamente a enfermagem vem revisando seu conhecimento e prática, reconstruindo muitas teorias e modelos de intervenção. Em que pesem as diferenças decorrentes do contexto e clientelas para os quais foram propostas, todas as modalidades de assistência referem-se ao ambiente e seu impacto no ser humano, ao receptor do cuidado, isto é, o indivíduo, os grupos, a família e à definição de saúde em que se pauta. A enfermagem é descrita como um processo que pode integrar a relação entre estes componentes (1). O PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA E A INTERDISCIPLINARIDADE1Semiramis Melani Melo Rocha2 Maria Cecília Puntel de Almeida2.
Essa definição mostra, através deste, a possibilidade do enfermeiro atuar junto à população, inclusive em seu estado de saúde, realizando atividades de promoção de saúde.(2) O ENFERMEIRO NA ESCOLA: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE ESCOLARES.
A idéia de promoção da saúde resgata a perspectiva de relacionar saúde e condições de vida, ressaltando elementos físicos, psicológicos e sociais como os vinculados à conquista de uma vida saudável. Reforça a responsabilidade e os direitos dos indivíduos e da comunidade, compreendendo inclusive a comunidade escolar, pela sua própria saúde.(2)
O enfoque da promoção da saúde é mais amplo e abrangente. Procura identificar e enfrentar os determinantes do processo de saúde-doença, buscando transformá-los