historia da matematica
Quando enfrentamos situações em que queremos saber quantos’ nossa primeira atitude é contar, mas antigamente os homens não sabia contar. O homem começou a procurar formas, mas seguras e eficientes de atender suas necessidades.
Naquele tempo os homens param se alimentar caçava e pescava e colhia frutos, para morar usava cavernas, para se defender usava pau e pedras, más esse modo de viver foi mudando aos poucos. Alguns indícios indicam que os pastores faziam o controle dos seus rebanhos usando pedras, ao soltar as ovelhas, o pastor separava uma pedra para cada animal e guardava no monte, quando os animais voltava o pastor retirava do monte uma pedra para cada ovelha.
Fazer a correspondência um a um e associar e cada objeto de uma coleção a um objeto de outra coleção. O homem resolveu seus primeiros problemas usando a correspondência um a um.
A correspondência um a um foi um dos passos decisivos para o surgimento da noção do numero, mas com o tempo o homem percebeu que agrupar ajuda a contar, sabemos que as primeiras formas de agrupar, provavelmente se relacionavam com os pés e as mãos. Entretanto o homem não se contentou com as mãos ,ele criou alguns instrumentos para auxilia-los nos cálculos ,dentre esses instrumento destaca-se o ábaco pela eficiência e simplicidade e continua a ser usado até os dia de hoje ,há vários tipos diferentes de ábacos mas todos obedecem basicamente os mesmos princípios .
A historia dos sistemas de numeração desenvolvida por nossos antepassados, muitas vezes se confundem com a própria historia de seus criadores. As condições em que as civilizações do passado surgiram e evoluíram levaram ao desenvolvimento de conhecimentos práticos que constituíram diversificados conhecimentos atuais em todas as áreas . Assim, a matemática desenvolveu-se inicialmente, a partir do modo de vida e das necessidades do dia a dia daqueles povos.
Resumo de multiplicação
A multiplicação é considerada