Trabalho Psicologia
ESCOLA DE CIÊNCIAS ECÔNOMICO-EMPRESARIAIS
PSICOLOGIA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO
PROF. SIDUANA
Inteligência Emocional no Trabalho
Alunos: Priscila Lautenschläger, Simone, Sérgio, Fernando Tedesco, Eliane.
PARTE I – COMO EXPANDIR SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Hendrie Weisinger, Phd, é psicólogo e desenvolve programas de formação executiva em diversas universidades americanas. Um dos maiores estudiosos da Inteligência Emocional criou técnicas de treinamento para sua aplicação na vida diária. É autor de várias obras e consultor de grandes empresas e órgãos governamentais. Em sua obra Inteligência Emocional no Trabalho o autor parte de exemplos da vida real e reúne exercícios práticos técnicas para acelerar o processo de desenvolvimento da Inteligência Emocional buscando revelar de qual modo podemos dominar as aptidões essenciais da I.E. e alcançar o sucesso onde a emoção é a ferramenta poderosa para o crescimento profissional.
Na introdução de sua obra Weisinger relata uma situação que presenciou e principalmente a conclusão que chegou com tal experiência:
“Essa experiência mostrou que uma crítica feita de maneira destrutiva provoca um colapso emocional. Tal constatação levou-me a querer saber como uma crítica pode ser usada de maneira construtiva, de modo que tanto a pessoa que a faz quanto a que a recebe tirem da experiência algum proveito. Embora na ocasião eu não soubesse disso, a crítica construtiva é um elemento essencial da inteligência emocional.” (pág.13)
A inteligência emocional é simplesmente o uso inteligente das emoções, isto é, fazer intencionalmente com que suas emoções trabalhem a seu favor, usando-as como uma ajuda para ditar seu comportamento e seu raciocínio de maneira a aperfeiçoar seus resultados.
Sua inteligência emocional provém de quatro componentes, que quando alimentados pela experiência, lhe permitem desenvolver habilidades e aptidões