Plano de Marketing - Canal Brasil
Canal Brasil
JULHO DE 2012
Cecília Cabral | Diana Gondim | Flávia Marques | Luiza Raj | Mariana Maceri | Patricia Burlamaqui
0
Sumário executivo
O presente plano de marketing foi elaborado com o objetivo de ampliar o investimento publicitário no
Canal Brasil. Nosso objetivo é aumentar o interesse dos anunciantes e mostrá-lo como um veículo mais atrativo para consequentemente incrementar a participação da receita obtida com a venda de espaços publicitários. O mercado de TV por assinatura teve um crescimento vertiginoso nos últimos anos. Em 2011, o setor cresceu 30% em relação ao ano anterior. A média de crescimento até então era de 19% ao ano. A perspectiva é de que continue crescendo, tendo em vista o crescimento econômico do país, a ampliação da classe consumidora e do incentivo governamental aos investimentos tecnológicos no setor.
Além disso, a entrada em vigor da Lei n. 12485/2012 que trata do setor de tv por assinatura, trouxe significativas mudanças para o mercado. Uma delas é a obrigatoriedade de exibição de conteúdo nacional para todos os canais. Esta conjuntura é vantajosa para o Canal Brasil, que desde 1998 exibe programação de qualidade e com conteúdo 100% nacional.
No entanto, sendo o Canal Brasil um canal único, que oferece programação de qualidade e com conteúdo nacional para seus espectadores, com um target bem específico e definido, concentrando consumidores das classes A e B, com idade média de 35 anos, homens e mulheres formadores de opinião e ávidos pelo consumo cultural, por que os profissionais de mídia de agências de publicidade não oferecem o canal para os anunciantes?
Quando comparado aos seus principais concorrentes - Telecine e Multishow - em relação a valor de espaço publicitário, retorno do investimento e qualidade da audiência, o Canal Brasil se mostrou favoravelmente posicionado, sendo a sua maior desvantagem o fato de não estar presente no pacote básico, o que restringe a sua base de