trabalho psicologia
Pery Teixeira
Marília Brasil
SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros
PAGLIARO, H., AZEVEDO, MM., and SANTOS, RV. orgs. Demografia dos povos indígenas no
Brasil [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. 192 p. ISBN: 85-7541-056-3. Available from SciELO Books .
All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non
Commercial-ShareAlike 3.0 Unported.
Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada.
Todo el contenido de esta obra, excepto donde se indique lo contrario, está bajo licencia de la licencia Creative Commons
Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.
CAPÍTULO 7
Estudo Demográfico dos Sateré-Mawé: um exemplo de censo participativo
Pery Teixeira e Marília Brasil
Introdução
O Diagnóstico Sócio-demográfico Participativo da População Sateré-Mawé nasceu, por volta de fevereiro de 2002, da convergência de interesses de um grupo de instituições e organizações indígenas e não indígenas, governamentais e não governamentais, objetivando conhecer as condições de vida e de sustentabilidade dos povos indígenas da Amazônia Brasileira e, em especial, do Estado do Amazonas.
Naquela ocasião, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Fundação Estadual de Política Indigenista (Fepi), propôs um programa de sustentabilidade econômica voltado às comunidades sateré-mawé1. O programa previa como uma das principais atividades a identificação das condições sociais e econômicas dessas comunidades.
A articulação institucional para conceber o projeto, conduzida pela Fepi, resultou na consolidação de um conjunto de entidades parceiras, reunindo a
Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Fundação Joaquim Nabuco, a
Coordenação das Organizações Indígenas das