Cinema Cult em São Paulo
VINHETA PRINCIPAL – Apresentação
A cidade de São Paulo oferece e participa do roteiro de cinema Cult – um dos mais importantes do país.
SONORA FILME ALTERNATIVO
LOCUÇÃO
Considerada o polo cultural do Brasil. Conta com 260 salas em 55 cinemas, 110 museus, 160 teatros, 27 eventos culturais, 88 bibliotecas, 39 centros culturais, 9 cineclubes e salas especiais de cinema. Dentro desses números existem categorias que dividem os públicos de cada local por gosto, idades e ocupação.
Para os amantes do cinema Blockbuster, por exemplo, há diversas salas convencionais localizadas em shoppings centers que passam a programação do circuito comercial. Os filmes mais alternativos por sua vez, ainda que em menor quantidade, também tem espaço em São Paulo. Locais como a Cinemateca, CineSesc, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu da Imagem e do Som e o Reserva Cultural reúnem os cinéfilos que querem assistir a filmes estrangeiros que não são sucessos de bilheteria e não costumam aparecer nos shoppings da cidade. No programa de hoje, faremos um circuito pelos cinemas Cult da capital. Fique conosco.
VINHETA
LOCUÇÃO
Conversamos com o professor e doutor em Ciências Sociais Luís Mauro Sa Martino, explica um pouco do conceito de filme Cult:
SONORA DA ENTREVISTA (I)
LOCUÇÃO
São Paulo também pode ser vista no cinema cult. Cineastas apreciam cenário, principalmente pelas notáveis diferenças entre bairros que proporcionam diversas linguagens para cada artista. Conversamos, também, com Antônio Bastos Miano, cineasta que nos contou sobre a produção cinematográfica de São Paulo e, também, nos apresentou filmes alternativos e importantes que representaram a cidade.
SONORA DA ENTREVISTA (II)
VINHETA
Inaugurado em 1979, o CineSesc é um dos espaços de cinema de arte mais tradicionais de São Paulo. O local se destaca por não exibir os famosos blockbusters, filmes produzidos para obter grandes bilheterias, e sim filmes clássicos,